terça-feira, 16 de março de 2010

Terminou o 1º Dia do actUAliza-te 2010! Conferências de Marketing da Universidade de Aveiro

Obrigado por todo o interesse demonstrados daqueles que participaram activamente no Evento, bem como os nossos fieis seguidores!

Até amanhã às 9h

Alberto Catalão fala sobre Novos Paradigmas, Novos Estilos de Vida, Novas Soluções


Key Ideas
- Factos, Certezas, Novos Estilos de Vida, Novos Paradigmas, Novas Soluções
- João Catalão surpreende aos participantes chamando ao palco dois elementos da plateia para o palco
- FACTOS: Há incertezas, há tensões, há confusões, há pressões e há objectivos
- CERTEZAS: Tudo está diferente; Ninguém previa o que está a acontecer; Ninguém sabe o que vai acontecer; Ninguém pode continuar a fazer o que, e como, sempre fez
- Necessidade de adopção de novos caminhos
- Os que vão sobreviver a esta crise, são aqueles que tiverem melhor capacidade de se adaptarem a novas realidades
- Ou sabemos evidenciar valor, ou o consumidor irá procurar mais barato
- A verdade científica: Sentimos antes de pensar
- O PROCESSO: sentidos; sentimentos; pensamentos; acção
- "Quando alguém vos perguntarem se querem fazer perguntas, coloquem logo o braço no ar e digam o vosso nome. Assumam-se como uma marca"
- Touch Point : Tudo tem de tocar.....tudo serve para criar visibilidade
- Da massificação, à personalização, à individualização 
- Ninguém ama o que não conhece...
- A CONTACTOMANIA
- Quem somos? quem temos sido? Quem devemos ser?
- Aprender a aprender
- Co-Criação com os clientes, ter a humildade de perguntar, o que gostou mais?
- Novos Paradigmas: Visibilidade pode ser tão ou mais importante do que a competência
- Marcas são promessa de valor... não podem ser tratadas apenas como simples produtos 
- O mundo dos negócios é racional; O mundo do cliente é EMOCIONAL 
- SOLUÇÃO: Co-criação estratégica e táctica (O quê? Porquê? Para quê? Por quanto? Onde? Quando? Como?) 
- Mobilização de toda a empresa para escutar o consumidor
- UMA NOVA ATITUDE: ir ter com...; abordar...; proporcionar...; sensibilizar...; motivar...; concretizar... 
- Dar e Servir; Quem serve, recebe... 
- Sensibilizar
- Motivar
- Estar pronto
- Auto aprendizagem
- Empenho
- Complementariedade
- Quebrar barreira
- Nunca desistir
- Surpreender

CONFIANÇA - EMOÇÃO - LÓGICA 

"Como seres humanos e como profissionais, somos mais eficazes e felizes a agir do que a reagir" por João Alberto Catalão



Magnífica apresentação de João Alberto Catalão

Paulo Fidalgo (Millennium BCP) fala sobre "Quando o Marketing Bancário intersecta a vida dos Clientes"


Key Ideas
- Quando o Marketing encontra as suas razões na vida dos clientes
- O Millennium BCP teve necessidade de mudar de marca, pois, era visto como um banco rígido e caro
- A motivação fundamental de quem compra casa com financiamento é a vontade de iniciar, prosseguir ou alterar um Projecto de Vida
- O conceito promocional: um projecto musical Millennium com artistas nacionais
- Eu estou aqui; Bom feeling; Pequeno T2
- Pedro Abrunhosa; Sara Tavares ; Ricardo Azevedo deram voz a este conceito
- Exploração do conceito base com diferentes protagonistas (Filme)
- Paulo Fidalgo apresenta o sucesso das campanhas publicitárias do Millennium BCP

"Vale a pena o marketing inspirar-se na vida dos clientes, porque a vida é a única fonte credível"

Paulo Fidalgo termina a sua excelente e esclarecedora apresentação!

Fernando Barros fala sobre - Brands like Bands -

Key Ideas

- As marcas são a voz
- Os consumidores investem no produto. Os fãs no produto e na relação
- Relações de longa duração são a maior ambição das marcas
- As bandas comunicam com realidades, aspirações e desejos do seu público
- Criar marcas duradouras, que são aceites por uma cultura
- Atrair e manter pessoas talentosas, que compõem e fazem a marca
- Criar uma imagem de marca, uma promessa e uma experiência de forma a manter o apelo ao longo dos anos
- Brand Loyalty
- As marcas como as Bandas (Brands Like Bands) podem definir uma geração
- Os fãs das bandas incorporam estas marcas no seu estilo de vida.
- As marcas como as bandas que conseguirem estabelecer uma relação emocional vão desenvolver vantagens competitivas 
- Grande final da apresentação com U2
- U2, uma grande marca que apresenta 80 milhões de lucro
- Tal como as bandas as marcas devem criar laços afectivos com os seus consumidores e relações de confiança.
 
«Marketing não é ouvir o que as pessoas dizem. É sentir o que as pessoas sentem!» 



Magnífica exposição de Fernando Barros!

André Rabanéa fala sobre Marketing de Guerrilha

Key Ideas:
- Torke (1ª Agência de Marketing de Guerrilha em Portugal; 1ª Empresa "No Stop")
- Marketing de Guerrilha: As acções especiais podem fazer algo de especial
- Surpreender de forma diferente para diferenciar é essencial
- Energia e Criatividade em vez de dinheiro
- Surpreender uma pessoa é não usar os métodos tradicionais
- Guerrilha Marketing - PR Stunt; Ambush Marketing; Ambient Media; Urban Intervention; New Media; Blog Marketing; Viral Marketing; Trending
- Pensar diferente, agir diferente, diferenciar são as palavras-chave no vocabulário do André
- Excelentes exemplos de Marketing de Guerrilha foram apresentados pelo nosso orador André Rabanéa



As marcas precisam comunicar com os consumidores de forma diferente! 



Magnífica apresentação de André Rabanéa

actUAliza-te 2010! Conferências de Marketing segue para a pausa de Almoço

actUAliza-te 2010! Conferências de Marketing volta às 14h00m com André Rabanéa com o tema "Marketing de Guerrilha".

Continue a acompanhar o Evento em http://wms.fccn.pt/webcastua

António Quina fala sobre - A vida é bela - Uma nova abordagem ao Turismo Interno


Em momentos de crise é onde se encontram as melhores oportunidades...


www.avidaebela.com 
Key Ideas:

- Experience Marketing
- A marca "A vida é bela"
- O canal de distribuição
- A inovação
- Trilogia de sucesso
- 2002: Lançamento da Marca
- 2004/2005: Nova imagem Brandia
- Natal 2006: Entrada na FNAC
- 2007: Lançamento presentes temáticos
- Natal 2008: Nova embalagem, entrada SmartBox no mercado
- 2009: Lançamentos (24 novas referência e produtos estrela), Investimento Media elevado, Lançamento 3 novas marcas, Entrada novas insígnias
- Natal 2009: Liderança clara: 1º País do mundo onde uma marca local é líder
- 2009 é o ano de afirmação da marca "a vida é bela", enquanto líder no mercado de presentes experiência
- Reinvenção
- Colocar em causa, de forma permanente, tudo aquilo que fazemos!
- A criação de relações com os parceiros é também um factor extremamente importante
- Um caso de orgulho do empreendorismo Português

"Eu vejo em cada membro da minha equipa um potencial empreendedor"
 António Quina fez uma excelente apresentação de um caso de sucesso inquestionável, a marca "A vida é bela"

Luis Rasquilha fala sobre Macro Tendências no Futuro da Comunicação de Marketing


Trend 1 "www to www" (10h04m)

Trend 2 Brand ( 5 senses ) Power (10h07m)

Trend 3 Emotional Impact (10h12m)

Trend 4 Experience Innovation Economy (10h18m)

Trend 5 Social Media (10h25m)

Trend 6 +45 (10h33m)

Crise? Crie!



Excelente apresentação do Luís Rasquilha

Assista aqui em directo ao actUAliza-te 2010!

É com grande orgulho e grande prazer que anunciamos oficialmente o inicio do actUAliza-te 2010! Conferências de Marketing.

Para que consiga estar actUAlizado ao segundo, disponibilizamos desde já o link para que possa assistir em directo ao Evento.

 
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