quarta-feira, 17 de março de 2010

Pedro Vieira fala sobre A atitude como Ferramenta de Marketing Pessoal

Key Ideas

- Pedro Vieira interage de uma forma fantástica com o público
- Atitude
- Quando mais certezas tivermos daquilo que realmente queremos, estaremos mais próximos de a concretizar, pois, iremos adoptar estratégias para que possamos lá chegar.
- Os resultados dependem sobretudo de 3 coisas: conhecimento (aquilo que eu sei), ferramentas, atitude
- Aquilo que faz a diferença, é a ATITUDE
- A atitude depende da forma como interpreto a realidade
- Formamos e formulamos expectativas sobre o que vai acontecer amanhã
- Há três formas de percepcionar a atitude: a forma como posicionamos/utilizamos o nosso corpo; voz; a utilizar palavras adequadas
- 3% das pessoas sabem o que realmente querem
- Qual é a nossa atitude? Basta olhar para os nossos resultados!
- Mesmo quando se atingem os resultados, tende-se a querer mais, a tentar mais, a fazer mais

O que fazer com o meu corpo? O que fazer com a minha voz? O que fazer com as minhas palavras?
  



 Pedro Vieira termina a sua magnífica exposição, de uma maneira interactiva


Francisco Sanches Osório fala sobre Marketing Farmacêutico



Key Ideas

- Hoje, no Marketing, a palavra chave é DIFERENCIAÇÃO
- "The purpose of business is to create and keep a customer" (Peter Drucker)
- Modelo tradicional do Marketing Farmacêutico vs Modelo Actual/Futuro do Marketing Farmacêutico
- Devemos ter uma preocupação extrema no que toca ao comunicar
- A componente de informação (dados contextualizados) é extremamente importante no modelo actual do Marketing Farmacêutico
- O Marketing Farmacêutico é das áreas do Marketing mais regulamentar
- O Marketing Farmacêutico encontra-se dividido em 2 áreas: Marketing Estratégico + Marketing Operacional
- Há casos em que o medicamento demora 15 a 20 anos a chegar ao mercado
- Marketing Estratégico está alinhado com R&D dando-lhes inputs sobre o mercado e as suas necessidades
- Independentemente do tempo que o medicamento demora a sair para o mercado, haverá que existir um retorno
- Francisco Sanches Osório salienta que "O medicamento não deve ser abordado como um detergente que pretende lavar a roupa mais branca ou melhor" 
- Processo de Decisão no Marketing Farmacêutico: Desconhecimento; Conhecimento; Interessado; Avaliação; Ensaio; Utilização; Repetição; Lealdade
- A Publicidade tem uma relação directa com a NOTORIEDADE e CONHECIMENTO DOS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO
- A promoção te uma relação directa com a UTILIZAÇÃO e VENDAS
- Quando as vendas correm bem, os vendedores são os melhores; Quando as vendas correm mal, os culpados são os Marketeers. Esta é uma ideia errada!
- Os doentes quando recebem algumas informações da equipa de cirurgia sobre a intervenção. terão uma recuperação mais rápida do que aqueles que não receberam qualquer informação
- Os nomes dos produtos influenciam as suas acções
- Francisco Sanches Osório fomenta a sua participação elucidando-a com uma citação de W. Shakespeare "O que é um nome? Aquilo a que chamamos rosa, poderia ter outro nome qualquer mas o seu perfume seria sempre agradável"
- A percepção altera a realidade!
- Nada é tão simples como parece inicialmente 
- "Eu não sei qual é a Chave para o Sucesso mas sei que a Chave para o insucesso é tentar agradar a todos" 
- Francisco Sanches Osório apresenta uma série de ferramentas que são utilizadas pelos profissionais de Marketing Farmacêutico
- Segmentação, Targeting, Posicionamento
- Temos de criar riqueza para as organizações na qual trabalhamos 

"Optimismo é a fonte que nos serve de guia. NAda se consegue sem ESPERANÇA e CONFIANÇA!" 

"Pior do que mudar de ideias, é não ter ideias para mudar"


Excelente exposição de Francisco Sanches Osório

Horácio Puebla fala sobre A Criatividade na Comunicação


Key Ideas

- Existe no nosso negócio uma necessidade inexplicável de complicar as coisas e, por vezes, isso faz-nos infelizes
- Como servimos as pessoas para quem fazemos publicidade?Parece que o esquecemos
-  "Fazer com que as pessoascomprem um produto/serviço. O meu."
-  Isso envolve Pessoas, Marcas e relações entre ambas
- Encontramo-nos num momento histórico, pois as marcas, tais como os publicitários e pessoas do marketing não se podem esconder mais
- Na comunicação estamos a viver a era da verdade. Vivemos na esquina entre os dois mundos
- Antes: Linguagem do Marketing, audiências passivas, a anunciante sabe, receptividade, lealdade
- Depois: Linguagem das pessoas, individuos activos, as pessoas sabem, cepticismo geral, opções
- Diferentes experiências em frente do televisor, Diferentes experiências de compra. Diferentes experiências para se comunicar
- As pessoas mudaram , os comportamentos mudaram
- A forma que temos para modificar comportamentos é a mesma: a Criatividade
- Criatividade = Boa criatividade
- O que entendemos por boa criatividade? Que surpreende. Que é nova. Que é popular. Que contagia. Que convida
- Graças à criatividade, podemos influenciar as pessoas para  que nos incluam nos seus comportamentos ou que adoptem novos...
- A criatividade publicitária sem uma marca não é nada. Não existe
- Os verdadeiros agentes da mudança, são os marketeers
- Agora existem inúmeras gerramentas onde provar, onde experimentar. Antes só havia 4: TV, rádio, outdoor e imprensa
- Mas todas estas oportunidades não servem de nada se não tivermos uma nova forma de ver a comunicação, SEM MEDO
- Investigando, Aprendendo e Inovando, Melhorando, actualizando-nos constantemente
- Horácio Puebla ilustra um excelente exemplo de sucesso http://www.youtube.com/watch?v=7WWwbBFrrSI


Porque quando está claro para nós o que queremos, as coisas são muito mais simples e isso faz-nos mais felizes
Magnífica apresentação de Horácio "Chacho" Puebla

Filipe Bonina fala sobre a Coca-Cola


Key Ideas:

- A primeira Coca-Cola foi vendida em 8 Maio de 1886 em Atlanta, USA
- The secret formula?
- Mostly.....passion
- A Coca-Cola é a marca com uma maior associação à Felicidade
- O que dirias a alguém que vai nascer num momento como este?    
- Coca-Cola abre a felicidade
- Filipe Bonina deixou no "ar" um pouco da próxima campanha da Coca-Cola para o Mundial de futebol de 2010 na África do Sul. 


Excelente apresentação de Filipe Bonina

Filipe Carrera fala sobre Marketing na Versão 2.0

Key Ideas:

- GOOGLE - trouxe a grande mudança na forma como pesquisamos conhecimento, mas também no modelo de negócio
- Uma nova realidade - como é que vou fazer o mesmo com menos dinheiro
- Meios tradicionais vão "levar" com um tsunami em cima
- Uma revolução chamada Web 2.0
- O relacionamento entre as pessoas não depende da proximidade geográfica destas
- GOOGLE vs FACEBOOK
- Filipe Carrera aconselha leitura de "O erro de Decartes" de António Damásio, conotando-o como o melhor livro de Marketing. Porquê?
- Colaboração de Massas e Inovação (moodle, innocentive, linux, joomla!, wikipedia, goldcorp)
- E o futuro? (Questiona Filipe Carrera)
- Nos próximos anos não vamos falar do OFFLINE e do ONLINE, pois essa barreira vai "estoirar"
- Interagir com esta nova realidade de uma forma colaborativa e em rede
- Olhar para o meio digital não como um meio isolado, mas como um meio integrado. É este o futuro!
- Web 3.0: ubiquidade; revolução nos conteúdos; papel electrónico (fim do papel tal como o conhecemos actualmente), geolocalização, velocidades de acesso...
- O nosso mercado não é Portugal, é o mundo, é o que quisermos




Excelente exposição de Filipe Carrera

Carlos Coelho fala sobre Marcas Portuguesas


Key Ideas
- Por muitos apelidado do "Mágico das Marcas", Carlos Coelho começa a falar da história da marca
- O mundo está ligado, as marcas mudaram
- Brands are no longer in control of brand messages
- Funcionalidade Global da Marca -Funcionalidades funcionais, funcionalidades emocionais, funcionalidades estéticas e funcionalidades sociais
- People know they are being marked and love to hate brands
- Cada vez mais a tendência é procurarmos coisas genuinas
- Consumers are getting more inside
- Delivering something new and functional vs Delivering sexy brand age multiplayers
- Carlos Coelho apresentou dois sensacionais videos. Dois casos de sucesso, Sata e Sonae. Simplesmente genial
- Branding 2.0 It's About Listen, Engage, Share
- Uma marca só pode ter sucesso se estiver em plena sintonia com os seus consumidores 
- Uma ideia nova deve "ser absurda", esquesita. Tudo o que já existe, não trás nada de novo 
- PORTUGAL GENIAL pela voz de Carlos Coelho 
- Brands can die young or life forever

Reinvent your brand 

Fantástica apresentação de Carlos Coelho que levou ao mais alto nível a nossa nação. Portugal!

 
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