quarta-feira, 16 de março de 2011

Paulo Morais fala sobre Marketing Relacional: o foco são as pessoas


  • O marketing relacional não é só para as empresas, mas também para as pessoas;
  • Contacto < FACTOR C > Cunha;
  • Devemos começar a olhar para nós próprios como uma empresa;
  • Estamos no Marketing para colocar as empresas a ganhar dinheiro;
  • Criar KPI's para tudo;
  • Criar valor para os outros. Olhar para o cliente; Olhar para os parceiros; Olhar para as pessoas;
  • O valor deve acompanhar todo o crescimento;
  • Paulo Morais apresenta excelentes exemplos de Informação (Optimus), Organização (rcm pharma), Entretenimento (Nilton), Ensinar/Formar (Vaqueiro), Inovação (iPod), Comodidade (McDonald's), Conforto (FNAC), Diversidade (a vida é bela), Fidelização (Continente), Conveniência (NORTESHOPPING), Partilha (MKT Portugal), Personalização (Nike ID);
  • A grande questão é "Como nos vamos relacionar?";
    • 1 - Escutar (Redes Sociais, Websites...)
    • 2 - Falar (Slides, Escutar o nosso target...)
    • 3 - Incentivar (Embaixadores, Reconhecimento, Ofertas Exclusivas...)
    • 4 - Apoiar (Espírito de equipa/Ajuda...)
    • 5 - Incluir (A tendência é incluir o consumidor na nossa estratégia de empresa)
  • Paulo Morais apresenta exemplos de sucesso de relacionamento;
  • O que leva o consumidor optar pelo nosso produto em detrimento do da concorrência?
    • Preço
    • Qualidade
    • Informação
    • Conhecimento
    • ...
  • A tecnologia é um meio, não é um fim: devemos ter consciência de onde se encontra o nosso target, trabalhando arduamente o seu relacionamento, independentemente dos meios a utilizar;
  • Há vida no off-line;

Marketing é uma forma de estar na Vida
Excelente abordagem de Paulo Morais! 

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