quarta-feira, 16 de março de 2011

Nuno Peixinho fala sobre "Estou no mercado de trabalho...e agora?"

  • Nuno Peixinho divide a sua apresentação em "primeiros passos", "frente-a-frente" e "e a seguir é para?";
  • Uma organização hoje em dia não ambiciona ter um colaborador que faça o mesmo durante muito tempo;
  • O perfil base de um candidato deve ter em conta os seguintes pontos: a formação superior sólida e acima da média, envolvimento em actividades relevantes durante o percurso académico, bom domínio das ferramentas informáticas, fluente na língua inglesa e outra, capacidade e espírito de trabalho em equipa, motivação para o desenvolvimento e capacidade e abertura a um ambiente multi-cultural e mobilidade nacional e internacional;
  • Durante o curso o candidato deverá utilizar as actividades académicas para se posicionar no mercado de trabalho, envolver-se em actividades relevantes para o desenvolvimento de competências, contacto com empresas, entre outros;
  • Para o posicionamento do candidato deverá ter-se em conta o facto de se apresentar o CV actualizado, estar presente nas redes sociais (linkedin, facebook...), participar em congressos/seminários, visitar feiras de emprego, consultar jornais e sites de referências regularmente e pro-activamente, procurar contactos com especialistas da área com os RH;
  • Na construção do CV devemos ter em conta o tipo de candidatura a que nos propomos, não colocar actividades que não apresentem valor acrescentado, detalhar as mais pertinentes, colocar dados adicionais na carta de apresentação e colocar-se no lugar do entrevistador e questionar que dúvidas poderão surgir;
  • Nuno Peixinho aborda o processo, detalhando as etapas e o objectivo de cada uma delas;
  • Foi apresentada a definição de entrevista;
  • Primazia do entrevistador e Primazia do entrevistado...algo que nunca deve acontecer numa entrevista, apresentando excelentes exemplos para cada uma delas;
  • 8 dicas curtas: pesquisa prévia, impressionar, não chegar atrasado, estar preparado para responder a qualquer pergunta, estar preparado para fazer perguntas, ter atenção à linguagem verbal, ter atenção à linguagem não verbal e despedida "acertada";
  • Não existe uma segunda oportunidade para se criar uma boa 1ª impressão;
  • Apresentar uma postura proactiva durante toda a entrevista;
  • Esclarecer todas as questões durante a 1ª entrevista, pois poderá não haver uma segunda;
  • Foram apresentados os erros mais comuns, tais como: discutir condições na primeira entrevista, mostrar-se desinteressado ou inseguro durante a entrevista, evitar o contacto visual com o entrevistador,  inventar ou "florear" certos tópicos para ser aceites, entre outros;
  • As empresas, estratégias da empresa, funções, exigências evoluem e o colaborador, por vezes, não acompanha essa evolução;
  • Gerir a carreira é ser responsável pela carreira, melhorar as soft skills, aprender a comunicar, adaptar-se às mudanças, ser flexível e versátil, apostar nas novas tecnologias, actualizar os conhecimentos, ir além dos estereótipos, conhecer a cultura da empresa e investir mais em nós!


Não existe uma segunda oportunidade para se criar uma boa primeira impressão

Nuno Peixinho termina uma apresentação extremamente enriquecedora e muito bem conseguida!

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