quarta-feira, 17 de março de 2010

Francisco Sanches Osório fala sobre Marketing Farmacêutico



Key Ideas

- Hoje, no Marketing, a palavra chave é DIFERENCIAÇÃO
- "The purpose of business is to create and keep a customer" (Peter Drucker)
- Modelo tradicional do Marketing Farmacêutico vs Modelo Actual/Futuro do Marketing Farmacêutico
- Devemos ter uma preocupação extrema no que toca ao comunicar
- A componente de informação (dados contextualizados) é extremamente importante no modelo actual do Marketing Farmacêutico
- O Marketing Farmacêutico é das áreas do Marketing mais regulamentar
- O Marketing Farmacêutico encontra-se dividido em 2 áreas: Marketing Estratégico + Marketing Operacional
- Há casos em que o medicamento demora 15 a 20 anos a chegar ao mercado
- Marketing Estratégico está alinhado com R&D dando-lhes inputs sobre o mercado e as suas necessidades
- Independentemente do tempo que o medicamento demora a sair para o mercado, haverá que existir um retorno
- Francisco Sanches Osório salienta que "O medicamento não deve ser abordado como um detergente que pretende lavar a roupa mais branca ou melhor" 
- Processo de Decisão no Marketing Farmacêutico: Desconhecimento; Conhecimento; Interessado; Avaliação; Ensaio; Utilização; Repetição; Lealdade
- A Publicidade tem uma relação directa com a NOTORIEDADE e CONHECIMENTO DOS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO
- A promoção te uma relação directa com a UTILIZAÇÃO e VENDAS
- Quando as vendas correm bem, os vendedores são os melhores; Quando as vendas correm mal, os culpados são os Marketeers. Esta é uma ideia errada!
- Os doentes quando recebem algumas informações da equipa de cirurgia sobre a intervenção. terão uma recuperação mais rápida do que aqueles que não receberam qualquer informação
- Os nomes dos produtos influenciam as suas acções
- Francisco Sanches Osório fomenta a sua participação elucidando-a com uma citação de W. Shakespeare "O que é um nome? Aquilo a que chamamos rosa, poderia ter outro nome qualquer mas o seu perfume seria sempre agradável"
- A percepção altera a realidade!
- Nada é tão simples como parece inicialmente 
- "Eu não sei qual é a Chave para o Sucesso mas sei que a Chave para o insucesso é tentar agradar a todos" 
- Francisco Sanches Osório apresenta uma série de ferramentas que são utilizadas pelos profissionais de Marketing Farmacêutico
- Segmentação, Targeting, Posicionamento
- Temos de criar riqueza para as organizações na qual trabalhamos 

"Optimismo é a fonte que nos serve de guia. NAda se consegue sem ESPERANÇA e CONFIANÇA!" 

"Pior do que mudar de ideias, é não ter ideias para mudar"


Excelente exposição de Francisco Sanches Osório

1 act UA lizações:

Farmacêutico disse...

Olá Francisco,

Belo artigo, realmente temos hoje em dia muito mais propagandistas e com uma maior rigidez nas regulamentações, estamos cada vez mais necessitando de profissionais bem treinamento para o marketing.

Abraço
Fábio
http://pfarma.com.br

Enviar um comentário

 
Copyright 2010 @ actUAliza-te! Conferências de Marketing da UA by Markteam :: Painel de Admin