terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Quem é João Alberto Catalão?


Especialista em Marketing e Trade-Marketing. Psicossociologia do Consumo, Negociação e Vendas, Assessoria e Consultoria Comercial, Coaching, Administração de Empresas, Direcção Geral.
 
Com formação académica e profissional muito variada e abrangente, a qual partiu de um Curso de Engenharia Técnica Agrária, Curso de Gestão de Marketing, Pós-Graduado em Direito Comercial e Finanças Empresariais,  MBA; Master em Coaching, vários cursos de Negociação (nacionais e internacionais), estudos superiores em Psicologia e Filosofia, alargada formação em Coaching Executivo e Comercial, Negociações Complexas (Harvard Law School/M.I.T.), Técnicas Avançadas de Gestão de Equipas de Vendas, Formação internacional em Merchandising e Gestão do Ponto de Venda, tem investido a sua carreira profissional na Direcção Geral, Direcção Comercial, Assessoria e Consultoria Comercial, Criação e Administração de Empresas na área comercial, na Formação altamente especializada na área comercial e no Coaching Executivo e Comercial.
Constitui e liderou equipas em Portugal e no estrangeiro de reconhecido sucesso.
Mediador em Negociações Internacionais Complexas.
Palestrante e Conferencista Internacional.
Considerado o maior especialista de negociação e vendas português. Site pessoal: www.catalao.com.pt.
 
João Alberto Catalão é possuidor de uma relevante e intensa carreira profissional desenvolvida em empresas líderes de mercado – Yoplait, Cilcletes ADAMS, Cadbury-Schweppes, Jornal Expresso e Dan Cake Hungria -, nas quais assumiu sempre funções de decisão de topo, com uma forte componente comercial: efectuando Negociações com os diversos canais de venda em todos os grandes Grupos da Moderna Distribuição em Portugal; constituindo, organizando, dinamizando e liderando as suas Equipas Comerciais; concebendo e implementando Estratégias de Dinamização Comercial e Merchandising; gerindo activamente Contas de todas as naturezas e Carteiras de clientes, etc.).
 
Nestes contextos adquiriu também grande experiência na condução de Negociações Internacionais com os grandes Grupos Europeus da Distribuição: Metro (Alemanha e Hungria), Auchan (Hungria), Tesco (U.K e Hungria), Rewe (Alemanha), Telgelman (Hungria), Carrefour Internacinonal (França), El Corte Inglés (Espanha), Julius Meinl (Áustria), Lidl (Portugal), Cora (Hungria), as quais lhes permitirão aprofundar e consolidar competências de Coaching Executivo.
 
Foi responsável pela implantação e Direcção Geral Dan Cake Hungria (Danesita).  Neste âmbito, para além de ter conduzido todas as Negociações Institucionais para a implantação da fábrica em Budapeste, ao nível comercial teve a oportunidade de conhecer o mercado do Leste e negociar Distribuidores locais nos seguintes países: Polónia, Eslovénia, República Checa, República Eslovaca, Roménia, Bulgária, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão, Lituânia, Letónia e Geórgia.  Teve também a responsabilidade de constituir e dinamizar toda a equipa de vendas e de marketing da empresa.
 
 
Ao nível da Assessoria e Consultoria Comercial, em empresas de grande consumo em Portugal e Espanha, tem conduzido projectos integrados de:
Constituição, organização e dinamização de Equipas Comerciais para empresas Produtoras e da Distribuição (Compras e Vendas em Supermercados e Cash & Carry);
Preparação e intermediação de negociações de empresas produtoras de diversos ramos de actividade com a Distribuição Moderna;
Negociação de rede de Distribuidores em Portugal e em Espanha;
Concepção e operacionalização de projectos de Category Management (Grupo Sara Lee com os grandes Grupos da Distribuição Portuguesa); Coaching Executivo; entre outros.
 
 
Autoria de artigos técnicos e publicações:
Autor do livro Negociar & Vender www.negociarevender.com.
Autor do livro: Ferramentas de Coaching (www.ferramentasdecoaching.com).
Autor do livro: "Merchandising para Lojas de Livre Serviço", editado pelo CECOA (esgotado).
Autor de Diversos Manuais de Formação (Merchandising e Técnicas de Vendas).
Autor de inúmeros artigos sobre: Marketing no Ponto de Venda; Marketing Pessoal; Trade-Marketing; Coaching Comercial, Negociação Multicultural; Técnicas de Vendas; Merchandising, nas diversas revistas especializadas do sector: RSM (responsável pela rubrica "Estratégias & Tácticas de Negociação"; DH-Distribuição Hoje, Comércio de Víveres, Makro, Mercado, Comércio de Lisboa, GCT, Revismarket, EI-Electro Imagem, Boletins de diversas Associações Comerciais, entre outras.
Co-autor do livro “Negociar e Vender”.
 
Docente em Negociação Multicultural no MBA e no MCIM da Escola de Negócios EUDEM. Formador Especialista em diversas Instituições de Ensino Profissional e Universitário (IPAM Lisboa, Aveiro e Matosinhos), Escola de
 
Comércio de Lisboa, CECOA, CIDEC, IADE, Gabinete de Pós-Graduação e Mestrados da Univ. Nova, Escola de Hotelaria do Estoril, IPP, ISAG, etc):
Alargada carreira enquanto Formador especialista em Coaching, Gestão e Direcção Comercial, Vendas, Negociação, Merchandising, Marketing, Dinamização do Ponto de Venda, Coaching Profissional. Condução de projectos em regime presencial, on-job e on-line.
Conferencista convidado e condução de inúmeros Seminários e Conferências Nacionais e Internacionais.
Dinamizador de várias Convenções de Vendas. Dinamizador e formador em diversas acções de formação out-door.
 
Sócio-Fundador e actual Presidente da Federação Ibero-Americana de Coaching.
Sócio-Fundador da SalesUp, FoneUp, ActiveUp, 4Stores e YouUp, Coaching & Training.
 
Fundador e Administrador de um Grupo de empresas especialistas em dinâmica comercial (BusinessUp SGPS). Co-Fundador do  INV-Instituto de Negociação e Vendas e membro do seu Conselho Consultivo.
 
 
 
Membro de:
•       SMEI - Sales & Marketing Executives International
•       POPAI – The Global Association for Marketing at Retail
•       American Club of Lisbon 
•       EMCC – European Mentoring and Coaching Council
•       ASESCO- Associação Espanhola de Coaching
•       ICF – International Coaching Federation
•       Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola
•       ACEGE – Associação Católica de Empresários e Gestores
•       CAPP – Centre for Applied Positive Psychology
•       AEP – Associação Empresarial de Portugal
•       ACL – Associação Comercial de Lisboa
•       CPSA - The Canadian Professional Sales Association
•       APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing
•       UACS – União das Associações de Comércio e Serviços
•       Entre outras

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